quarta-feira, 25 de junho de 2008

É bom lembrar de José Carlos

Shwarz é pioneiro de música guineense

Hoje em dia não se pode falar da música guineense sem antes falar da do José Carlos Schwarz que foi um poeta e músico da Guiné-Bissau. Ele é amplamente reconhecido como um dos mais importantes e notáveis músicos da Guiné-Bissau.

Junto com os amigos fundou "Cobiana Djazz". Após a independência da Guiné-Bissau, Schwarz tornou-se o diretor do Departamento de Artes e Cultura, e também o responsável pela política de infância guineense.

Teve boatos, em Bissau, de que as músicas dele iam ser censuradas pelas autoridades, mas, reconhecendo ele como um músico sem igual, Myriam Makeba apregoou de que se a « Apili », a grande música do José, fosse censurada em Bissau, ela mesma cantá-la-ia em todos os Palácios de África. O aviso foi eficaz…

A fama dele se espalhou por toda parte, pois é conhecido como músico-político. Fez política através da música e não temia nada. Imagina a coragem dele numa época em que não havia democracia na Guiné-Bissau! Tudo isso prova de que ele é, realmente, pioneiro da música guineense.

Tão jovem aos 27 anos a morte a levou, mas a sua presença continua para os guineenses e todos aqueles que, de coração, o reconheram como um exemplo mundial.

Nenhum comentário: